Seja Bem vindo ao site Tudo sobre Cães. Aqui você encontra tudo sobre Cães, Raças, Fotos de Cachorrinhos, Adoção, Desaparecidos, Cachorros Famosos, Noticias sobre cachorros, Dicas de segurança na internet e um exclusivo sistema de busca mais lindo do mundo! Busque, procure o que quiser, imóveis, carros, serviços em geral,empregos qualquer coisa... em casa, no serviço, em qualquer lugar... Faça como milhares de pessoas!! Faça de nosso buscador a sua fonte de pesquisas diária.
Adicione o site em seus favoritos.
E não se esqueça de contar a todos!!

Nosso site está com um novo mascote, o Tob! Já brincou com ele?

Cachorros Na Busca cada dia mais Completo!

Brinque com Tob!

Se não achou? O google acha!!!

Pesquisa personalizada

Procure no Mercado livre!

Raças De Cães: Schnauzer

Schnauzer é um tipo de cachorro alemão. A palavra Schnauze, em alemão, significa "focinho", e o cão é assim chamado devido ao formato de seu crânio, longo e forte.

Os schnauzer são divididos em três variedades, de acordo com seu porte:

* Schnauzer miniatura

* Schnauzer standard, ou Schnauzer padrão

* Schnauzer gigante


Schnauzer miniatura


Origem do Schnauzer miniatura

O schnauzer miniatura (Zwergschnauzer, em alemão) é uma raça originária da Alemanha, descendente de antigos cães do tipo terrier, embora também tenha sangue de affenpinscher nas veias. A raça foi desenvolvida a partir da seleção genética de exemplares do schnauzer standard, cruzada com terriers pequenos, resultando num cão menor, idêntico ao 'original', sem os defeitos do nanismo. Muito ativo e excelente caçador de roedores, essas características fizeram o schnauzer ser popular entre os antigos fazendeiros alemães.


Aparência do Schnauzer miniatura

Altura entre 30 e 35 cm e peso de 4,5 a 7 kg (tanto para machos quanto fêmeas), sendo que o nanismo é considerado um defeito. Cabeça longa, focinho forte com trufa bem desenvolvida e preta. A mordedura deve ser em tesoura, olhos escuros e ovais. As orelhas podem ser operadas em ponta e a cauda pode ser cortada na terceira vértebra, nos países que permitem tais práticas. Pelagem dura e áspera. Forma uma sobrancelha espinhosa e barba.

É incontestável que, no começo, o schnauzer miniatura foi desenvolvido usando-se a técnica do “breeding down”, ou seja, reduzindo o tamanho do schnauzer standard cruzando-o com várias outras raças de cachorro. Não se sabe ao certo qual, ou quais as raças usadas no decorrer do processo, mas possíveis candidatos seriam os affenpinschers, poodles, griffon de Bruxelas e pinscher miniatura. Há especulações acerca do uso do Pomeranian, entre outras raças “toys”. A intenção original era criar uma versão reduzida do schnauzer standard, inclusive quanto as suas características psicológicas (temperamento, instinto para caça e guarda) e físicas (coloração e porte).

Coloração sal e pimenta clara

Na raça, as cores aceitas pela FCI são:

  • Sal e pimenta
  • Preto
  • Preto e prata
  • Branco

O preto e prata é mais raro e seu valor comercial pode ser o dobro do sal e pimenta, que é a mais comum. O preto e prata surge quando os criadores passam a criar as duas cores originais juntas, sendo resultado do cruzamento do sal e pimenta com o preto. A partir daí, a coloração preto e prata passa a ser considerada uma variação única, geneticamente falando.

Temperamento do Schnauzer miniatura

Muito obediente, afetuoso, adestrável e simpático, é de uma fidelidade inquestionável em relação ao seu dono. Sente-se quase um humano, detesta ser ignorado e procura sempre 'tomar parte' nas conversas que acontecem em sua presença. Relaciona-se bem com crianças e outras raças de cães, desde que estes não tentem entrar em seu território. Não é um cão silencioso. Late para chamar a atenção quando se sente desprezado e para dar alarme quando ouve sons estranhos, o toque de campainha ou qualquer outro som que anuncie a chegada de alguém na casa. Adora companhia, detesta ficar só e, por isso, está sempre no mesmo ambiente da casa em que está seu dono.

É uma das melhores raças para viver em apartamento, pois é um cão que não se importa com o tamanho da casa, desde que esteja sempre ao lado de seu dono. Além disso, é muito higiênico e aprende rápido a fazer suas necessidades nos lugares determinados (jornais ou tapetinhos higiênicos), ou apenas durante os passeios (sendo necessário um passeio por dia, no mínimo).

A inteligência e a incrível coragem do Schnauzer são duas fortes características desta raça. Na Alemanha, seu país de origem, alguns criadores o descrevem como o "Cão de Cérebro Humano". De acordo com Stanley Coren, a inteligência dos cães pode ser medida com relação à sua obediência e ao seu trabalho, porém a inteligência instintiva não esta em questão. Em seu livro "A inteligência dos Cães" da editora Ediouro, Stanley Coren dividiu os cães em 6 grupos. O schnauzer foi classificado no grupo dois.

São excelentes cães de trabalho. O treinamento de simples comandos são normalmente assimilados depois de 5 a 15 repetições. Os cães lembram destas ordens muito bem embora possam melhorar com a prática. Eles respondem ao primeiro comando em cerca de 85% dos casos, ou mais. Em caso de comandos mais complexos é possível notar, ocasionalmente, uma pequena demora no tempo de resposta, mas que também pode ser eliminada com a prática destes comandos.

Utilidade do Schnauzer miniatura

Possui o mesmo temperamento dos demais Schnauzer, rateiros e ótimos para vigia e companhia. Pode inclusive viver em apartamento, desde que seja levado para passear diariamente. São instintivamente atraídos por coisas que se movimentem rápido, pois eram utilizados como cães de caça. Animais como ratos, baratas e até mesmo cães menores viram alvo de suas "brincadeiras" de gato-e-rato.


Schnauzer miniatura e sua relação com o dono

O schnauzer é uma raça muito amiga, e na infância, muito ativa. Eles adoram quando ficam no colos das pessoas, e principalmente, precisa de uma companhia. É calmo e simpático, e trata com carinho suas visitas e companhias. O schnauzer adora carinho e odeia mau tratos. Late só para vizinhos raramente e durante a noite, nada.

Sáude do Schnauzer miniatura

Em geral costumam ser cães saudáveis, entretanto, é preciso de mais atenção com os schnauzers depois de adultos pois costumam apresentar problemas renais. Para isso é importante controlar o tipo de alimento, a quantidade de água ingerida e especialmente a frequência com que urinam.



Schnauzer standard, ou schnauzer padrão



Origem do Schnauzer padrão

O schnauzer standard é o menos conhecido entre os três tamanhos do schnauzer e o que podemos chamar de "original", pois foi ele que deu a origem ao gigante e ao miniatura. Trata-se de uma antiga raça alemã, que nos séculos XV e XVI devia gozar de grande popularidade, pois era muito encontrado em retratos da época.

A impressão geral é de um cão robusto, quadrado, forte, compacto, alerta e inteligente. Com a pelagem dura e com supercílios e barbicha. Sua natureza combina com seu temperamento vivo com inteligência e honestidade incomum.

O schnauzer standard se originou do cruzamento do poodle alemão preto e do wolfspitz com o pinscher pêlo duro, em 1879. O pinscher fez com que ele ficasse com o subpelo castanho, o wolfspitz deixou com que ele ficasse com a coloração sal e pimenta e a textura áspera do pêlo.

Nos Estados Unidos à raça foi classificada como Terrier, ainda que para os criadores alemães seja necessariamente uma raça de trabalho. As suas principais funções são caçador de ratos, companhia e guarda. Ele também era muito usado para acompanhar carroças e carruagens em viagens através da Europa, sua presença era ótima para inspecionar o caminho.


Características Gerais do Schnauzer padrão
  • Origem: Alemanha
  • Altura: de 45 a 50 cm
  • Utilização: Guarda e Companhia
  • Expectativa de vida: cerca de 15 anos
  • Cores: Sal e pimenta, preto sólido e branco
  • Pelo: é duro, enquanto o subpêlo e macio e denso, não solta pelo mas precisa ser escovado diariamente, tosado e podem ser necessárias duas intervenções de stripping por ano.
  • Aspectos gerais: Estatura média, quadrada e ossatura forte. Uma característica geral é sua barbicha e suas sobrancelhas ligeiramente arqueadas quase tapando os olhos. Os machos aparentam ser mais curto do que as fêmeas.
  • Temperamento: Inteligente, fiel, persistente, carinhoso, alegre, incorruptível e dedicado ao dono.

Características morfológicas do Schnauzer padrão

  • Cabeça: Retangular, forte, alongado e diminuindo levemente da largura das orelhas para os olhos e destes para a ponta do nariz. O comprimento total da cabeça é aproximadamente igual à metade do comprimento do corpo, medido á inserção da cauda. A linha superior do focinho é paralela á linha superior do crânio. Existe um ligeiro stop, que é acentuado pelas sobrancelhas.
  • Olhos: Médios, ovais, da cor marrom escuro. De forma oval e expressão inteligente e alerta.
  • Orelhas: Podem ser cortadas ou caídas (inteiriça). Quando cortadas, devem ser iguais na forma e no comprimento, de extremidade pontuda, sendo proporcionais a cabeça sem ser muito compridas. Localizadas no alto do crânio. Quando não operadas, são pequenas, em forma de V, viradas para frente e com a dobra perto da linha do crânio. No Brasil, o corte de orelhas foi proibido pela Resolução 887 do Conselho Federal de Medicina Veterinária em 2008.
  • Dentes: Mordedura em tesoura. Dentes fortemente desenvolvidos e brancos.
  • Pescoço: Moderadamente longo e bem arqueado, adaptando-se perfeitamente com os ombros.Com pele lisa sem barbelas.
  • Corpo: Curto e densidade com o peito descendo no mínimo aos cotovelos. Costelas arqueadas, profundas e estendendo-se para trás de modo que encurta o lombo e os flancos. A linha inferior não pode esgalgar o ventre.

O comprimento do peito a nádega deve ser igual na espessura da cernelha. Linha do dorso reta e forte, inclinando-se brandamente na cernelha á cauda.

  • Quartos Dianteiros: Pernas dianteiras retas e paralelas de qualquer lado que sejam vistas. Separadas por um grande peito impedindo de uma frente chata. Ombros chatos, pouco angulados, cernelha alta.
  • Quartos Traseiros: Forte e musculosos. Coxas inclinadas, bem anguladas no joelho. A angulação deve ser tal que em pose parada, a jarrete fique abaixo da cauda. O quarto traseiro nunca pode ser mais alto do que os ombros.
  • Pés: Pequenos, arredondados e compactos. Dedos arqueados e unidos. Almofadados plantares preta e grossa. As unhas escuras ou pretas.
  • Cauda: De inserção alta, trazida ereta. Deve ser operada, deixando apenas um comprimento adequado a raça. No Brasil, o corte de cauda foi considerado procedimento cirúrgico não recomendável pela Resolução 887 do Conselho Federal de Medicina Veterinária em 2008.
  • Movimentos: Devem ser julgados com o cão a trote, devendo ser em linha reta e em local plano.

As pernas dianteiras mantêm-se paralelas, os cotovelos juntos ao corpo e os pés não devem pisar para dentro ou para fora. As pernas traseiras, vistas de trás também ficam paralelas principalmente os metatarsos (parte do pé entre o tarso e os dedos). Vendo de lado as pernas dianteiras têm um bom alcance e as traseiras têm propulsão forte.



Schnauzer gigante



Origem do Schnauzer gigante

Esta raça se originou na Alemanha, durante a Idade Média, através do Schnauzer padrão. Tornou-se popular por servir como cão de pastoreio, mas sua maior necessidade de alimento, em comparação com algumas outras raças, fizeram com que se tornasse menos popular, principalmente para fazendeiros com orçamentos apertados e com recursos limitados.

Sua popularidade cresceu outra vez no final do século 19, principalmente por poder ser usada como cão de guarda.


Aparência do
Schnauzer gigante

O schnauzer gigante possui pelagem externa áspera, e a interna é densa e macia. A cor é preta ou de pimenta-e-sal. Pesa entre 32 e 45 quilogramas e medem entre 59 e 70 centímetros.


Comportamento do Schnauzer gigante

O schnauzer gigante é um cão grande, poderoso, dominante e que necessita de um treinamento e um alimentador consistente.

O treinamento adiantado e consistente é necessário pois o Schnauzer Gigante tende a ser muito intencional. Sua habilidade de compreender um comando nem sempre pode ser traduzida em obediência. Um schnauzer gigante bem treinado responderá velozmente e poderá aprender comandos muito rapidamente.


Saúde do
Schnauzer gigante

O schnauzer gigante é uma raça de cão considerada grande, poderosa e compacta. É uma das diversas raças de schnauzer. Como a maioria das raças grandes, esta também necessita de uma quantidade considerável de exercícios.

Sua expectativa de vida é de aproximadamente 11 ou 12 anos.

Pesquisa personalizada

1 comentários:

MARIANA disse...

AI QUE LINDO OS SCHNAUZERS,EU E MEU PAI AMA MUITOOO!