Seja Bem vindo ao site Tudo sobre Cães. Aqui você encontra tudo sobre Cães, Raças, Fotos de Cachorrinhos, Adoção, Desaparecidos, Cachorros Famosos, Noticias sobre cachorros, Dicas de segurança na internet e um exclusivo sistema de busca mais lindo do mundo! Busque, procure o que quiser, imóveis, carros, serviços em geral,empregos qualquer coisa... em casa, no serviço, em qualquer lugar... Faça como milhares de pessoas!! Faça de nosso buscador a sua fonte de pesquisas diária.
Adicione o site em seus favoritos.
E não se esqueça de contar a todos!!

Nosso site está com um novo mascote, o Tob! Já brincou com ele?

Cachorros Na Busca cada dia mais Completo!

Brinque com Tob!

Se não achou? O google acha!!!

Pesquisa personalizada

Procure no Mercado livre!

O abandono de animais

 Abandono


O abandono de animais, em especial os animais domésticos como cães e gatos, é um problema que afeta de maneira cada vez mais os grandes centros urbanos ao redor do mundo, principalmente no ocidente. Contudo, o abanodono de animais domésticos não é o único problema, há ainda inúmeros casos de circos que chegam a abandonar leões e tigres, por exemplo, que no caso da cidade de São Paulo são por vezes recolhidos pela Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos, uma associação civil atuando há 15 anos e formalmente constituída no ano de 2000. Somente no ano de 2002 foram recebidos 2.500 animais encaminhados pela Polícia Ambiental e Ibama, o que representa 12% do total de apreensões realizadas no Estado de São Paulo, e no ano de 2003 cerca de 2.400 animais, o que representa 13% do total de apreensões realizadas no Estado de São Paulo[1]. No caso dos cães e gatos, eles são frequentemente recolhidos para os centros de zoonoses, onde ficam alojados por um breve número de dias antes de serem sacrificados. A respeito dessa prática que fere os direitos dos animais, o Instituto Nina Rosa produziu um vídeo educativo intitulado Fulaninho, que relata a vivência de um cãozinho abandonado. O vídeo é dirigido a crianças e adolecentes e aborda o tema da posse responsável dos animais de estimação.

Causas de Abandono


Cães

18,5% Suja a casa
12,6% Destrutivo fora de casa
12,1% Agressivo com pessoas
11,6% Fujão
11,4% Ativo demais
10,9% Requer muita atenção
10,7% Late ou uiva muito
9,7% Morde
9,7% Destrutivo dentro de casa
9,0% Desobediente
Pesquisa feita nos EUA em 12 abrigos, envolvendo 1.984 cães e 1.286 gatos. As somas passam de 100% porque um dono pode ter alegado mais de um motivo para abandonar seu animal. Apud: Revista da FOLHA de 07/01/2007

Gatos

37,7% Suja a casa
11,4% Destrutivo fora de casa
10,9% Agressivo com pessoas
8,0% Não se adapta com outros pets
8,0% Morde
6,9% Requer muita atenção
12,6% Destrutivo fora de casa
4,6% Eutanásia por motivos de comportamento
6,9% Não amistoso
4,6% Ativo demais
Fonte: Revista veterinária "Journal of Applied Animal Welfare Science". Apud: Revista da FOLHA de 07/01/2007


Abandonar cães e gatos é um ato criminoso e cruel

Você pode mudar essa realidade impedindo a procriação de seu animal!

A luta contra o abandono de cães e gatos começa em sua casa. Esterilize o seu animal de estimação! Dessa maneira você estará evitando mais nascimentos e ajudando a salvar MUITAS vidas !

Você é fundamental para a solução do abandono de cães e gatos em nossa cidade !

Apesar de ser um crime (art. 32 da Lei Federal 9.605, de fevereiro de 1998), muitos cães e gatos são abandonados.

A causa principal desse abandono é a procriação excessiva dos animais e a falta de lares responsáveis para todos os filhotes que nascem. Quem sofre por isso são os animais.

Você que adquirir um animal?

O abandono é um ato covarde contra seres desprotegidos e contra outros cidadãos , além de ser um crime com punição garantida por lei.

Quem abandona põe em risco a vida de animais e indiretamente de pessoas também.

Animais abandonados e perdidos sofrem toda sorte de maus tratos na rua, além de estarem sujeitos à fome, agressões, atropelamentos,envenenamentos, solidão, etc...


Podem transmitir doenças e freqüentemente adoecem.

Muitos não sobrevivem.

Dicas Úteis Para a Prevenção do Abandono


O que fazer com filhotes que já nasceram?

Você deverá permanecer com os filhotes até serem adotados. Providencie a vermifugação, vacinação e esterilização desses animais com uma sociedade de proteção animal conveniada com a Prefeitura. Em seguida, o animal será inserido em programas de adoção. É importante alimentá-los com ração de boa qualidade, para filhotes. Animais saudáveis, bonitos e esterilizados são mais facilmente adotados.

O que fazer com filhotes abandonados na rua?

Até conseguirem um dono, esse filhotes precisam de um lar provisório, isto é, pessoas dispostas a levá-las para casa e cuidar deles até serem vermifugados, vacinados, esterilizados e adotados.

Quais as obrigações de um lar provisório?

-Providenciar alimentação adequada
-Água sempre limpa e fresca
-Criar um local ou uma casinha protegida do sol, da chuva e do vento
-Manter o local sempre limpo
-Administrar vermífugos e vacinas
-Providenciar cirurgia de esterilização com sociedades de proteção animal
-Nunca permitir a saída de animais na rua
-Sempre mantê-los em local cimentado.


Os filhotes abandonados não poderiam ser entregues em algum abrigo ou entidade de proteção animal?

Não! Não existe hoje nas cidades brasileiras, nenhuma entidade ou abrigo em condições que possa receber animais. A única saída é encontrar lares para eles.

O que fazer para evitar a prenhez em cadelas ou gatas no cio?

A cirurgia de esterilização é o meio mais eficiente para evitar a prenhez. Após alguns dias do término do cio, mesmo que o animal tenha cruzado, a cirurgia já pode ser agendada e efetuada.

O que fazer com cadelas e gatas já prenhas? Podem ser esterilizadas?

Sim! Podem ser esterilizadas e operadas o quanto antes.

Os machos precisam ser esterilizados?

Sim! A cirurgia é bem mais simples e os animais continuam ótimos guardiões da casa e perdem o hábito de urinar em todos os cantos. O odor forte da urina também diminui.

Não posso mais ficar com meu animal. Como devo proceder para doá-lo?

A propaganda bôca-a-bôca é uma das melhores formas de se conseguir um novo lar para o seu animal. Coloque anúncios em jornais, supermercados e pet shops.

Meu animal está doente e não tenho dinheiro para tratá-lo. A Prefeitura faz atendimento gratuito?

Existem alguns lugares onde pode ser realizado o tratamento de forma gratuita, em SP por exemplo foi inaugurado o primeiro hospital veterinário, localizado no Tatuapé. Para as pessoas que moram em outras cidades é importante procurar saber aonde existem lugares que possam fazer estes tratamentos gratuitos como, faculdades, etc...

Onde posso denunciar maus tratos e crueldade com animais?

Você pode ligar para a Sociedade Protetora de Animais de sua cidade ou ligar para a Polícia Ambiental.
Pesquisa personalizada

5 comentários:

NiCa disse...

Oi gostaria de postar minha rvolta diante das situações de cães nas ruas e até mesmo nas casas onde são rejeitados,eu vejo e ñ sei onde ir,a quem ligar para denunciar..moro manaus..se puderem me ajudar agradeço!

Anônimo disse...

olá este site é muito interessante, é pena que as pessoas nao se interessem muito por animais. Mas eu adoros é por isso que ja tenho aculhido alguns mas não é muito facil.
Parabens o site está espectacular.

Anônimo disse...

Olá boa noite!
Parabéns pelo seu Blog depois da notícia que li hoje... não pude suportar tomei uma iniciativa e gostaria de saber se posso contar com sua ajuda!!!
Coloquei uma postagem a fim de arrecadar assinaturas para poder enviar um projeto ao congresso para extradição desse tipo de gente!!! Se puder divulgar essa informação te agradeço demais.
Quanto mais assinaturas melhor!!!
Estou como sua seguidora meu blog é o pérolas charmosas.

Obrigada

Sonia disse...

O Caso de abandono de animais, deveria ser mais tratado com rigor. Quando uma pessoa resolve adquirir um animal principalmente um cão, deverá ser sabedor que o animal irá conviver com a família por no mínimo 10 anos. Isso quer dizer, a assistencia em todos os sentidos será por esse espaço de tempo. O que vemos infelizmente, são pessoas irresponsáveis que costumam pegar os animais muitas vezes por vaidade, esquecendo que eles precisam muito mais do que uma simples ráção. A ida ao veterinário, a vacinação em dia, o tempo disponivel para eles é uma questão de conscientização de que o animal precisa para ser saudável.
Tenho uma cadela que jamais me afastarei dela, somente pela sua partida natural. Sou também contra a eutanasia. Fere todos os princípios éticos e morais. Ninguém, ninguem mesmo poderá afirmar sobre as possibilidades de vida ou de morte, mesmo estando o seu pet em condições de doenças. Cabe unicamente ao CRIADOR de todas as coisas determinar a hora de sua morte.
Tenho tido experiencias com animais que foram resgatados em situações deploraveis e, graças aos tratamentos recebidos hoje estão em pleno gozo de saúde. Nós esquecemos que os animais existem para nos ensinar a sermos humanos, para vivermos uma relação de amizade no mais alto grau. Portanto, eu entendo que todos os que abandonam seus pets devam ser responsabilizados para aprenderem que com a vida não se brinca.

Luciana Maria disse...

Olá! É com lágrimas que digito essas palavras, e concordo muito com o que disse a Sonia. Amo muito meus bichos e procuro ajudar até mesmo os que não são meus, pois tem uns donos que só Deus para dar jeito. Em novembro último, um desses donos foi culpado pela morte de uma cadela chamada Sophia, eu só soube o que aconteceu depois de sua morte. Prenderam ela no sol do feriado de finados, sem cobertuta, com a corrente passada no pescoço sem coleira, se eu tivesse visto, teria invadido o quintal para socorrê-la. Tudo o que eu pude fazer por ela eu fiz, mas agora só me resta sentir sua perda.Fico feliz em saber que tenho amigos como vocês, apesar de nunca tê-los conhecido pessoalmente. Obrigada.