Seja Bem vindo ao site Tudo sobre Cães. Aqui você encontra tudo sobre Cães, Raças, Fotos de Cachorrinhos, Adoção, Desaparecidos, Cachorros Famosos, Noticias sobre cachorros, Dicas de segurança na internet e um exclusivo sistema de busca mais lindo do mundo! Busque, procure o que quiser, imóveis, carros, serviços em geral,empregos qualquer coisa... em casa, no serviço, em qualquer lugar... Faça como milhares de pessoas!! Faça de nosso buscador a sua fonte de pesquisas diária.
Adicione o site em seus favoritos.
E não se esqueça de contar a todos!!

Nosso site está com um novo mascote, o Tob! Já brincou com ele?

Cachorros Na Busca cada dia mais Completo!

Brinque com Tob!

Se não achou? O google acha!!!

Pesquisa personalizada

Procure no Mercado livre!

Dicas: Como fazer para seu cachorro fazer xixi e cocô no lugar certo.

Como fazer para seu cachorro fazer xixi e cocô no lugar certo.

  1. Controle a ingestão de água e comida. Muitos vezes a gente acha que é melhor para o cachorro ter comida e água disponíveis o dia inteiro. Na verdade esta não é uma boa prática, uma vez que você não terá controle sobre a quantidade de comida que o seu cachorro está ingerindo.
    Sinais de falta de apetite serão difíceis de serem notados e o controle no excesso de peso se torna muito mais difícil.
    Além disso, quando se tem um filhote é muito mais difícil para ele aprender a controlar a bexiga e o intestino se ele tem acesso a comida e água durante o dia inteiro.
    Ofereça comida e água 1, 2 ou 3 vezes ao dia de acordo com a orientação do seu veterinário (normalmente filhotes até aos 5 meses são alimentados 3 vezes ao dia, passando para duas vezes a partir dos 6 meses e 1 vez ao dia a partir de 1 ano). Se você mora numa região muito quente ou exercita o seu cachorro, ofereça água mais vezes, mas não deixe o prato cheio no chão. Dê um tempo para o seu cachorro se alimentar e beber sem pressa. Normalmente de 15 a 20 minutos de cada vez é o suficiente. Retire os pratos e leve imediatamente o seu cachorrinho para passear.
    Lembre-se de sempre fazer muita festa para ele quando ele fizer xixi e cocô no lugar certo (no caso, na rua). Quando seu cachorro já estiver totalmente treinado você vai poder deixar a água o tempo todo no chão.
  2. Mantenha um horário constante. Até que seu cachorro esteja totalmente treinado e tenha controle, procure manter um horário rígido para as saídas. Filhotes vão precisar de "ir ao banheiro" sempre que acordarem de uma soneca, depois de comer ou beber água, depois de brincar, ou antes de ir dormir a noite. Vá aumentando o intervalo entres as saídas e reduzindo o número de vezes aos poucos. Se um acidente ocorrer, volte a rotina antiga por um pouco mais de tempo.
  3. Mantenha a casa livre de cheirinhos. Sempre que um cachorro sentir o cheiro de urina ou fezes, ele tenderá a voltar a este lugar. Limpe os lugares da casa com um bom produto vendido nas lojas especializadas. Os melhores são àqueles a base de enzimas que destroem o cheiro, ou use uma solução de 1 parte de desinfetante, uma parte de água sanitária e 20 partes de água quente (cuidado com estofados e tapetes que podem manchar). Por outro lado, se você levar o seu cachorro para fazer xixi e cocô nos mesmos lugares, ele se sentirá muito mais atraído pelo cheirinho antigo do que por um lugar novinho em folha.
  4. Restrinja as áreas acesso. O seu cachorro deve entender que a sua casa é também a casa dele e por isso mesmo deve ser mantida limpa. Se o seu cachorro já faz xixi e cocô dentro de casa com uma certa regularidade, a restrição do acesso dele a determinadas partes podem ajudar. Primeiro evite que ele tenha acesso aos lugares que servem como "banheiros preferidos", porém proibidos. Institua e mantenha a rotina nos horários de saída. Na medida em que o cachorro for se tornando mais confiável, reintroduza as "áreas de perigo", mas com estrita vigilância. Comece deixando o cachorro dar só uma voltinha na sala, quarto ou varanda, vá aumentando o período de tempo e sempre de olho. Qualquer sinal de xixi a caminho, ponha a coleira e leve-o para fora. Faça a maior festa se ele fizer no lugar certo. Traga-o para mais uma voltinha no lugar da casa que ainda é restrito.
  5. Evite troca constante de alimentação. Ao contrário do que muitos donos pensam, não é nada bom para o cachorro ficar dando uma "variadinha" no menu. Ao contrário de nós humanos, os cachorros desenvolvem no estômago e intestinos um tipo de bactéria específico para ajudar na digestão de cada tipo de alimento. Cada vez que nós trocamos a alimentação de nossos amigos de 4 patas, eles tem que se readaptar a nova comida e isso pode gerar diarréias ou constipação. Se você tiver que mudar de uma alimentação para outra, faça-o bem devagar, misturando a ração velha a ração nova em proporções cada vez maiores.
  6. Mantenha o "banheiro" longe do "quarto" e da "cozinha". Se você optou por usar jornal, certifique-se de mantê-lo o mais longe possível da área em que seu cachorrinho dorme e come. Cães, por instinto, evitam fazer cocô ou xixi perto de onde eles comem e dormem, para evitar contaminação. Procure também manter uma camada de papel grossa o suficiente para absorver rápido a urina. Não é atoa que os peludos preferem fazer xixi nos tapetes e estofados.
  7. Corrija na hora certa e recompense os acertos. Lembre-se, não adianta corrigir o seu cachorro se você não pegá-lo no ato. Se você chegar em casa e encontrar um "presentinho" no seu tapete, respire fundo, limpe bem e esqueça. Sim, o Rex vai te olhar com cara de culpado, mas não é bem porque ele sabe que fez besteira. Ele sabe que você está com raiva porque ele pode "ler" tensão na postura do seu corpo, sua cara de desagrado e a sua voz "rosnando": "Rex! Quem fez isso", mas ele não sabe que foi pelo cocô que já está lá tem meia hora. Também nunca chame o Rex para lhe passar uma descompostura. O seu chamado deve estar sempre ligado a coisas boas, senão porque ele deveria vir? Se você pega-lo no flagra, diga um NÃO bem firme, ponha a coleira e leve-o para fora o mais rápido possível. Lembre-se: Qualquer gotinha de xixi do lado de fora e ele ganha um monte de carinhos.
  8. Tenha paciência. Seja consistente. Mantenha os horários e a rotina, faça sol ou faça chuva. Seja justo. Não seja um tirano do qual o seu cachorro não tem confiança ou admiração. Faça sempre muita festa quando ele fizer no lugar certo, dê muito carinho e diga com uma voz macia o quanto ele é bonito e você gosta dele. Você vai ficar surpreso de ver como o Rex vai aprender rápido o que você espera dele. E lembre-se acidentes acontecem....

Ah! Só mais uma dica: Que tal levar um saquinho plástico com você quando vocês forem passear na rua? Da mesma forma que você não gosta do "cheirinho" dentro da sua casa, é muito chato ter que ficar fazendo prova de obstáculos quando se está querendo dar um passeio com a família. Você vai ver que não é tão ruim assim recolher o cocô do seu cachorrinho e como todo mundo responde com um grande sorriso para você na rua.

PROPOSTA DE HORARIO: Manter um horário rígido enquanto seu filhote aprende a fazer xixi e cocô no lugar correto diminui muito as chances de que acidentes ocorram, e consequentemente o estresse de educar seu filhote, além de tornar o processo muito mais rápido e fácil para o cãozinho.
O plano descrito abaixo serve tanto para treinar o filhote a usar o jornal, ou para ir na rua. Lembre-se de que ele não será capaz de reter urina e fezes por muito tempo. Até ele completar mais ou menos 6 meses de idade o controle da bexiga e do intestino não será possível. Pequenas alterações no plano proposto, para adaptar ao dia-a-dia de cada família é possível, mas procure manter a rotina escolhida, mesmo nos fins de semana e dias de chuva.

7:00 da Manhã.
  • Leve o filhote imediatamente para o local "permitido".
  • De preferência carregue-o no colo durante os primeiros dias e não faça muita festa antes dele fazer suas necessidades;
  • Dê comida (espere 20 minutos e então recolha o que sobrou) e depois ofereça água.
  • Leve o filhote para o lugar "permitido".
  • Deixe o filhote brincado perto de você enquanto você prepara o café.
  • Ponha o filhote numa área restrita (se você puder use uma daquelas casinhas de transporte) e deixe-o tirar uma sonequinha.
10:00 da Manhã.
  • Ofereça água para o filhote.
  • Leve o filhote para o lugar "permitido".
  • Deixe-o brincar por cerca de 15 minutos na primeira semana e vá aumentando o período de tempo nas semanas seguintes.
  • Ponha o filhote numa área restrita e deixe-o tirar uma nova sonequinha.
1:00 da tarde
  • Leve o filhote para o local "permitido".;
  • Dê comida (espere 20 minutos e então recolha o que sobrou) e depois ofereça água.
  • Leve o filhote para o lugar "permitido".
  • Deixe o filhote brincado perto de você.
  • Ponha o filhote numa área restrita e deixe-o tirar uma sonequinha.
4:00 da tarde
  • Leve o filhote para o local "permitido".
  • Brinque com o seu filhote até ele ou você ficar exausto (o que acontecer primeiro).
6:00 da tarde
  • Dê comida (espere 20 minutos e então recolha o que sobrou) e depois ofereça água.
  • Leve o filhote para o lugar "permitido".
  • Deixe o filhote brincado perto de você enquanto você prepara o jantar.
7:00 da noite
  • Ofereça água para o filhote.
  • Leve o filhote para o lugar "permitido".
  • Deixe-o brincar por cerca de 15 minutos na primeira semana e vá aumentando o período de tempo nas semanas seguintes.
  • Ponha o filhote numa área restrita e deixe-o tirar uma nova sonequinha.
11:00 da noite
  • Leve o filhote para o lugar "permitido".
  • Ponha o filhote numa área restrita para que ele durma durante toda a noite.

Isso é um bocado de trabalho, mas os filhotes aprendem rápido e em aproximadamente 4 semanas você poderá ir aumentando os intervalos, até que por volta dos 5 ou 6 meses ele ficará mais do que contente em ir ao "banheiro" 3 vezes por dia e você terá uma casa limpinha e sem cheirinhos desagradáveis. Vale o esforço.




Pesquisa personalizada

4 comentários:

Célia disse...

Bem, comecei a fazer isso hoje. Vamos ver se dará certo. Espero que dê, porque o negócio tá feio aqui... rsrs
Meu bichon está com 4 meses de vida e comigo há 1 mês.
Espero conseguir ensiná-lo, pois a minha casa inteira virou seu "banheiro".
Algumas perguntas sobre o assunto:
- Quanto tempo devo deixá-lo no local permitido para suas necessidades?
- Esse local deve estar sempre disponível a ele ou só nos horários certos?
- Caso ele não faça suas necessidades, não devo soltá-lo (deixá-lo) ir para outras partes da casa?
Obrigada

RuS disse...

No local permitido nao existe restrições, ele poderá e deve circular nesse local livremente. porém dentro desses hoarios você deve evitar que ele vá para outros lugares...

Somente no começo você deve seguir os horarios, após você notar que ele está se acustamndo com o local ai podera soltar os poucos...

O interessante é deixalo lá até fazer suas necessidades, claro que com bom senso. (dentro do que está escrito conforme os horarios)


Abraços e aguardo as novidades,

RuS

john disse...

No caso vc disse que os locais permitidos para o cachorro fazer suas necessidades seria fora da residencia,na rua ne ? acontece q não e bom o filhote sair de casa antes de ter terminado todas as vacinas,entao o lugar permitido terá q ser na propria residencia ou seja no quintal! estou certo ? abraço

RuS disse...

Olá, quando se diz lugares permitidos para o cão fazer suas necessidades significa no lugar onde você quer que ele "faça" suas necessidades! Obviamente não na rua onde como você mesmo disse se o cachorro não está vacinado ele não pode sair pois pode pegar doenças. Na residencia quando se diz são os lugares apropriados para ele, quintal, algum quartinho... mas isso cada um tem que saber aonde é o lugar certo de seu cão e o lugar certo onde quer que ele faça essas necessidades. Espero ter esclarecido. Abraços